Sobre o evento

     O Simpósio de Biologia Vascular (SBV) nasceu da iniciativa de docentes que estudavam Biologia Vascular e buscavam a integração dos grupos de pesquisa, a discussão dos resultados e a colaboração entre grupos. Após conversas fomentada pela professora Lusiane M. Bendhack (FCFRP-USP) entre os professores Rita Tostes (FMRP-USP), Cristina Antoniali (UNESP), Carlos Tirapelli (EERP-USP) e Luciana V. Rossoni (ICB-USP), foi organizado o I SBV em Ribeirão Preto, na FCFRP-USP, em maio de 2011. Os eventos seguintes: II e III SBV foram também realizados na FCFRP-USP, e a IV edição realizada na FMRP-USP. A V edição do Simpósio ocorreu durante a pandemia, em formato virtual, em fevereiro de 2021. A sexta edição do SBV, ocorreu entre os dias 28 e 30 de junho, de forma virtual em 2023. Em sua sétima edição, o evento ocorrerá presencialmente na Universidade Federal de Santa Catarina entre os dias 16 e 18 de junho de 2025.

     O Simpósio de Biologia Vascular tem âmbito nacional. Atualmente são mais de quarenta grupos de pesquisa atuantes em Biologia Vascular, os quais estão distribuídos pelo Brasil, nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. O SBV tem como objetivo promover a integração dos grupos de pesquisa brasileiros que investigam a biologia vascular nas mais diversas áreas: Farmacologia, Fisiologia, Biofísica, Bioquímica e Biologia Celular, em estados fisiológicos ou patológicos. Além da divulgação de resultados científicos e compartilhamento de novas tecnologias no estudo da biologia vascular, o simpósio permitiu a aproximação dos grupos de pesquisa. O simpósio visa não somente a aproximação dos pesquisadores principais, mas também a troca de experiências e integração entre os pós-graduandos (mestrado e doutorado), alunos de iniciação científica e pós-doutorandos dos diferentes grupos de pesquisa.

     Historicamente, os simpósios sempre foram organizados pela comunidade de biologistas vasculares, alunos (graduação e pós-graduação), pesquisadores e professores. Mantendo a tradição do evento, nesta edição do simpósio as apresentações orais serão feitas por alunos de iniciação científica, pós-graduandos e pós-doutorandos. Os professores e pesquisadores convidados atuarão como coordenadores de sessão e participarão de mesa-redonda e palestras. Sendo assim, esse é um evento ímpar para a pesquisa e formação de recursos humanos em Biologia Vascular no Brasil, permitindo a formação de pontes, a colaboração em rede e o crescimento da pesquisa na área.